Massacres em massa afetam cristãos no Sudão

  • 03/11/2025

Novos e devastadores relatos de massacres em massa em El-Fashir, capital do Darfur do Norte, Sudão, trouxeram o prolongado conflito sudanês de volta ao destaque mundial. Os ataques sistemáticos, que ocorreram após um cerco de 18 meses pelas Forças de Apoio Rápido (RSF), sublinham a terrível injustiça e o sofrimento contínuo dos civis.

A guerra civil, que eclodiu em 15 de abril de 2023, envolvendo as Forças Armadas Sudanesas (SAF) e a RSF na disputa por controle territorial e recursos, parece não ter um fim à vista. Várias tentativas de mediação de paz falharam, deixando a população em extrema vulnerabilidade.

A Pior Crise de Deslocamento

O Sudão é hoje o epicentro da maior e mais rápida crise de deslocamento do mundo.

  • 12 milhões de pessoas fugiram dentro do país.
  • Mais de 4 milhões de refugiados buscaram abrigo em países vizinhos (Chade, Etiópia, Sudão do Sul, Uganda e Egito).

Além disso, o país enfrenta a pior crise humanitária e de fome do mundo. Mais de 30 milhões de pessoas necessitam de assistência, mas ambos os lados em conflito continuam a restringir o acesso das agências de ajuda aos sudaneses famintos.

Violência Sexual e Trauma como Armas de Guerra

O conflito tem deixado um rastro profundo de traumas, com civis sofrendo atos horríveis de violência por parte da SAF e da RSF.

  • Violência Sexual: Mulheres, meninas e até crianças menores de cinco anos têm sido vítimas de violência sexual, utilizada como uma arma de guerra para aterrorizar e traumatizar.
  • Ataques a Homens e Meninos: Homens e meninos também não são poupados, enfrentando altas taxas de mortalidade em combate e também violência sexual.
  • Trauma Emocional: Milhões de sudaneses estão emocionalmente feridos, mesmo aqueles que conseguiram fugir da insegurança.

A Persistência da Igreja Perseguida

A comunidade cristã, que representa apenas 4% da população do Sudão, é uma minoria indesejada. Enfrenta uma camada adicional de perseguição por parte das forças em conflito (SAF e RSF, ambas de maioria islâmica). Apesar da marginalização e dos riscos, muitos líderes cristãos mantêm a esperança de que a Igreja permaneça e que os cristãos perseverem em sua .

Chamado Global

A organização Portas Abertas mantém uma campanha global em apoio a cristãos e outros indivíduos vulneráveis na África Subsaariana. Para fazer parte de um movimento que busca assegurar dignidade e respeito e assinar a petição, acesse o site da organização.

O post Massacres em massa afetam cristãos no Sudão apareceu primeiro em NT Gospel.

FONTE: https://ntgospel.com/noticias/perseguicao-religiosa/massacres-em-massa-afetam-cristaos-no-sudao/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes