Novo hemocentro no interior do Rio facilita doação de sangue e amplia atendimento

  • 07/09/2025


O Noroeste Fluminense ganhou seu primeiro hemocentro público com a inauguração, nesta sexta-feira (5), da unidade regional em Santo Antônio de Pádua. Sob a administração do Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), o novo polo de saúde integra a política estadual de descentralização e tem a expectativa de coletar 600 doações de sangue por mês. A partir da próxima segunda-feira (08), o centro atenderá a população de 13 municípios da região, que antes não dispunham de um ponto de coleta fixo.

Impacto Regional e Descentralização da Saúde

A nova unidade representa um avanço significativo para o sistema de saúde local, beneficiando diretamente os moradores de Santo Antônio de Pádua e de outras 12 cidades: Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, São José do Ubá e Varre-Sai. Segundo a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, a iniciativa cumpre o objetivo de aproximar os serviços essenciais das pessoas, o que permitirá salvar mais vidas ao otimizar a coleta, o processamento e a distribuição de sangue de forma regional, eliminando a necessidade de grandes deslocamentos até a capital.

Um Polo Estratégico para Fortalecer a Rede de Hemoterapia

Para Luiz Amorim, diretor do Hemorio, a criação do hemocentro em Pádua é um passo estratégico para o fortalecimento da rede de hemoterapia estadual. Ele ressaltou que a descentralização amplia o acesso à doação e aumenta a capacidade de atender rapidamente os pacientes que necessitam de hemocomponentes. Amorim também lembrou que cada doação pode salvar até quatro vidas, em um processo simples e totalmente seguro. Para garantir a excelência no atendimento, as equipes do novo centro passaram por um treinamento de qualificação técnica de três semanas na sede do Hemorio.

Informações para Doadores: Como e Onde Ajudar

O Hemocentro Regional de Santo Antônio de Pádua está localizado na Avenida João Jasbick, s/n, no bairro Aeroporto, próximo ao Hospital Hélio Montezano, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. Para se tornar um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar acompanhados de um responsável legal e com uma autorização específica, disponível no site do Hemorio. Não é necessário estar em jejum, mas recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta e não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Gestantes, lactantes e usuários de drogas não estão aptos a realizar a doação.

Com informações da Agência Brasil

O post Novo hemocentro no interior do Rio facilita doação de sangue e amplia atendimento apareceu primeiro em NT Gospel.

FONTE: https://ntgospel.com/noticias/saude/novo-hemocentro-no-interior-do-rio-facilita-doacao-de-sangue-e-amplia-atendimento/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes